Look do dia

Homens, com ou sem barba?

Oi gente… Que delícia começar a semana com um artigo vindo lá do outro lado do oceano.

Hoje quem traz as novidades para vocês, é a minha amiga querida, Adriana Rocha, que atualmente vive na Itália e estuda história/antropologia na universidade Cá’ Foscari de Veneza, a qual já apresentei em outro post (se quiser relembrar clique aqui).

Nesse post, a Adri fala de uma moda que chegou e aparentemente está fazendo a cabeça, digo, o rosto dos homens modernos e antenados.

Normalmente por aqui só tem assuntos femininos, mas em qualquer roda de bate bapo de amigas, tem sempre algum assunto para falar sobres nossos homens, não é mesmo…

E também, além de ficar por dentro da moda e dar um “up” no visual do gato, podemos aprender um pouco mais de história… vem ver!

 

Com ou Sem ?

 

Quando os modelos do desfile de John Richmond, em Milão, entraram na passarela elegantíssimos, mostraram não somente o que iria rolar no que se diz respeito a moda nas roupas masculinas, mas também a nova tendência do beauty look.

Sem título

2

                                                                                         

 

Clássica, hipster, lumberjack (estilo lenhador!) ou bem curtinha: o estilista confirmou a barba como a grande protagonista de 2015, em mil e uma variedades e sempre up-to-date.

E olhando ao redor começo a perceber como rapidamente os homens aceitaram, com muito prazer, a nova moda – acredito que ter que fazer a barba todas as manhas não deve ser fácil , e quando é frio então, acho que as coisas pioram. Mas a Barba pertence ao homem, e não somente, desde sempre…e alguns amigos me dizem: “bendito o inventor do barbeador elétrico” (risos).

 

3 4 5 6 7

 

 

 A barba demonstra que o garoto esta chegando a idade adulta, e sempre foi símbolo de poder e força.

Na antiguidade Egípcia, era uma rigorosa regra higiênica e também dever religioso manter o rosto sempre privo de qualquer pelinho . E foram próprio eles, não a inventar, mas a aprimorar todos os tipos de laminas para melhor cortar e preparar a barba.

 

8

Barbeadores egípcios

 

Era na Grécia antiga símbolo de virilidade. Porém quando subiu ao trono Alexandre – O Grande, a barba caiu de moda já que o novo Imperador Grego era privo de pelos no rosto e como era ele quem comandava por lá, pela mesma estrada continuaram os romanos.

Mas no ano de 144 d.c. sobe ao trono de Roma Publius Aelius Traianus Hadrianus, Adriano para os íntimos. Foi ele o primeiro imperador romano a adotar a Barba.

 

9

Busto do Imperador Adriano – Museu Arqueológico de Veneza-Itália.

 

Grande apreciador da cultura grega e de suas ideias, Adriano quer se parecer ao máximo com os clássicos, demonstrando assim para o povo, mas principalmente ao senado, que ele é a pessoa certa para comandar o exército e administrar o extenso Império Romano – e por incrível que pareça, a barba vai ajudar nisso. Vai dar ao Imperador aquele “ar filósofo”, demonstrando grande cultura, sabedoria e conhecimento.

 

A arte paleocristã começou então a representar os homens com barbas, próprio com este proposito. E foi neste momento que Jesus começou a ser representado assim, com uma longa barba escura, pois nos períodos antecedentes era representado sem.

 

10

Mosaico representando Jesus sem a barba.

 

O lance legal deste retorno dos “barbados” foi que trouxe de volta  a cultura da barbearia. Quem passa por Roma, pode dar uma paradinha e “aparadinha” (haha) na Dandies Barber Shop, que nos leva a uma antiga atmosfera americana anos trinta.

 

 

 11

 

Lugar muito frequentado por nossos avós e pais, as barbearias retornam bem revisitadas, muito mais modernas e em algumas, como na La Barbière de Paris, no comando encontramos uma “barbeira” (atenção: a palavra foi usada como feminino de barbeiro e não como depreciativo de motorista!!).

 

 12

Sarah Daniel Hamizi, proprietária da barbearia, é conhecida como guru do grooming masculino. Seus clientes são artistas, homens de negócio, políticos. É autora do livro Barbes et Moustaches, consultora de imagem e protagonista de um tutorial online próprio sobre o nosso tema.

E quem nunca fez de conta que sabia e preparou a barba do pai, marido, amigo, irmão? 

Mas, K entre nós, como você o prefere, com ou sem barba?

Adriana Rocha – Colaboradora  DSC_0120

Bom gente, embora a barba bem cuidada tenha lá o seu charme, eu prefiro SEM barba. E vocês?

Por hoje é isso meninas. Boa semana!

Beijinhos da Ká

 

Comente aqui

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

2 × 4 =